Brasil pode ampliar a participação no mercado mundial de aves e suínos


O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que a cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura brasileira tem condições de ser ainda maior do que é hoje. Por isso, defendeu, é preciso aprimorar as regras de controle e fiscalização sanitária para oferecer aos consumidores um produto saudável e de qualidade.

“Produzir é muito importante é muito bom. Mas o melhor de tudo é ter onde vender e ter o respeito do mercado. E é isso que o Brasil deseja”, destacou o ministro. Para tanto, acrescentou, é preciso conjugar esforços entre os setores públicos e privado para ganhar a confiança do consumidor e ampliar a presença da avicultura e da suinocultura nacional no mercado global. Atualmente, o país já é o primeiro maior exportador de carne de frango e o quarto de carne suína.

De acordo com o ministro, o fortalecimento do sistema de controle e fiscalização de alimentos fará com que o Brasil possa ter produtos de boa qualidade e com preços competitivos. “Isso permitirá que tenhamos um mercado duradouro”, enfatizou, observando que as exigências sanitárias no país estão aumentando. “Desejamos estar no páreo do mercado mundial, mas não queremos ser vistos de forma diferente por qualquer uma das nações que compram produtos nossos.”

Maggi reiterou a importância da parceria com setor privado para modernizar o sistema de controle e fiscalização de sanitária. “Nada será feito a força. Tudo tem que conversado. Temos que buscar a mediação para chegarmos naquilo que desejamos. Nosso futuro, na área de fornecimento de alimentos, é muito grande. O Brasil tem grandes volumes de produção de grãos, que são baratos. Ao transformá-los em proteína animal, agregamos valor e criamos milhares de empregos na base da cadeia produtiva, onde há centenas de milhares de pequenos produtores.

O ministro foi homenageado na abertura do Salão Internacional de Aves e Suínos, em São Paulo, nesta terça- feira (29/08), com o Prêmio Laurinston Von Schmidt.

fONTE:  https://www.aviculturaindustrial.com.br

Vagas disponíveis